Publicado em 07/09/2022 | Canal Azen, Advocacia, Direito de Família

ADOÇÃO: A PREPARAÇÃO PARA A NOVA FAMÍLIA

A adoção é uma forma de colocação da criança e do adolescente em uma família substituta, quando, por algum motivo, a família biológica “não deu certo”, digamos assim. Para que este núcleo familiar substituto “dê certo” é muito importante que sejam atendidos alguns requisitos previstos na legislação, como por exemplo: as crianças e os adolescentes, que são disponibilizados para adoção, precisam estar abertas para entrar em uma nova família com a vivência do luto pela perda/ausência da família biológica.

A preparação também está prevista para as pessoas que pretendem ser pais e mães por adoção, conforme os parágrafos 3º e 4º, do artigo 50, do ECA. É fato que, até a chegada do filho, poderá transcorrer alguns anos (entre 02 a 10 anos), dependendo do perfil do filho desejado. Quanto mais nova a criança, a princípio, mais tempo de espera.

Assim, a gestação dos pais e mães por adoção é muito longa; a vida neste tempo pode mudar muito; e a criança/adolescente está lá no abrigo aguardando uma família para acolhê-lo. São histórias de vidas muito diferentes que, em certo momento, vão se encontrar. Quando este encontro acontecer é muito importante que os pais, que são os adultos, tenham consciência dos desafios, e estejam disponíveis ao acompanhamento terapêutico para compreender cada etapa a ser vivida na família, que acabou de se formar.

O filho, independentemente da sua origem, precisa ser acolhido e adotado pelos pais.
#azenadvocacia #adoção #direitodascrianças #direitodosadolescentes #processodeadoção #preparaçãoparaadoção

COMPARTILHE: