Este é um tema que também gera certa dúvida nos clientes, como já comentei no texto de fevereiro sobre a consulta com a advogada de família. Fica no imaginário coletivo que o trabalho da advogada de família é elaborar petições e participar de audiências. Posso afirmar categoricamente que estas são uma parte do trabalho, que talvez, em alguns casos, são até a menor.
O primeiro contato do cliente com a advogada muitas vezes acontece, atualmente, por whatsapp. Eu costumo aqui já direcionar a comunicação no sentido de demonstrar a necessidade de uma consulta, on-line ou presencial, para que seja acolhida a escuta da demanda/queixa e ser apresentada a orientação jurídica. Neste momento tem o pagamento da consulta, que tem duração em torno de 1h30. No final da consulta o cliente terá resolvido muitas das suas dúvidas; serão solicitados documentos para análise e assim começar um planejamento do trabalho a ser desenvolvido a partir de então. A demanda pode estar relacionada com a relação conjugal, parental ou com qualquer outro membro da família, envolvendo patrimônio ou não.
Nos casos que envolve patrimônio, como por exemplo orientar o casal sobre o regime de bens a ser adotado no casamento ou união estável; mudança de regime de bens durante a união conjugal; partilha de bens em razão do fim o casamento; partilha de bens em razão da morte de uma familiar; doação de bens para um familiar; assessorar compra e venda; elaborar texto de um testamento, enfim, são inúmeros desejos do cliente que a advogada de família precisará analisar a situação dos bens junto ao registro de imóveis, junto ao cadastro da Prefeitura, como os bens são lançados no imposto de renda, entre outros. Cada caso exige um estudo para se mensurar possíveis impactos emocionais (o que necessitará de uma trabalho interdisciplinar com psicólogo do cliente), financeiros (que poderá envolver uma reunião com o contador ou tributarista do cliente), que uma mudança jurídica traz na vida do cliente.
Por esse contexto demonstrado acima já é possível visualizar que até chegar a escrever uma petição, a advogada de família tem todo um percurso a percorrer, que inclusive se destaca nas inúmeras conversas com o cliente, tanto presencial, on-line, whatsapp, e-mail, redes sociais, como também num belo café.
Gostou? Então, venha conferir meus outros textos clicando no link da minha bio.
#azenadvocacia #advocaciafamilista #consulta #presencial #online #família #relaçõesfamiliares #otrabalhodaadvogada #advogadadefamília